MP instaura inquérito para apurar falhas no fornecimento de energia elétrica em Bauru
21/11/2023
CPFL Paulista, concessionária responsável pelo serviço na cidade, tem até o dia 4 de dezembro para apresentar estratégias de resolução de problemas técnicos e operacionais na rede de distribuição. CPFL Paulista foi chamada pelo MP a prestar esclarecimentos sobre serviço na cidade
Fernando Savioli /TV TEM
O Ministério Público (MP) de Bauru (SP) instaurou um inquérito para apurar as constantes falhas no fornecimento de energia elétrica na área urbana e rural da cidade.
A ação, conduzida pelo promotor da Defesa do Consumidor, Libório Nascimento, teve origem em reclamações de consumidores em virtude de “quedas de energia” nas últimas semanas.
Para auxiliar nas investigações, o MP solicitou à CPFL Paulista, concessionária de energia responsável pelo serviço na cidade, as estratégias da empresa para resolução de problemas técnicos e operacionais na rede de distribuição de energia.
Entre as informações solicitadas pelo MP à concessionária estão a quantidade de funcionários da empresa, medidas preventivas contra quedas de energia e o tempo para concluir os reparos na rede de distribuição. A concessionária tem até o próximo dia 4 de dezembro para detalhar as informações à promotoria.
Em nota, a CPFL Paulista informou que os representantes da empresa estiveram reunidos na última semana com autoridades municipais em Bauru para falar sobre a qualidade do serviço de fornecimento de energia prestado pela distribuidora.
Na ocasião, a empresa afirma que prestou informações sobre investimentos na região e atuação em situações como as fortes tempestades que atingiram a cidade recentemente.
No comunicado, a CPFL Paulista explicou que, apesar das redes serem projetadas para suportar condições normais de operação, incluindo chuvas e altas temperaturas, alguns eventos como as quedas de árvores, podem exceder a resistência de cabos e equipamentos, afetando o fornecimento.
Ventania causou queda de árvores em Bauru e fornecimento de energia foi interrompido
Arquivo pessoal
Além disso, fatores externos, como colisão de veículos contra postes, por exemplo, também podem ser causas de interrupções de energia.
A CPFL Paulista ainda ressaltou que, entre janeiro de 2021 e outubro de 2023, investiu cerca de R$ 67 milhões, divididos em expansão do sistema elétrico, manutenção em redes de distribuição, subestações e equipamentos, e modernização nas interligações das redes.
A empresa, por fim, reforçou que segue à disposição do Ministério Público de Bauru para os esclarecimentos necessários.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista: