Motorista de ônibus atingido por trem vai à delegacia, mas não depõe após apresentar atestado psiquiátrico de 30 dias
21/11/2023
Acidente registrado por câmeras de segurança deixou uma passageira morta e cinco feridos. Segundo
Polícia Civil do DF, Pedro Domiense Campos foi intimado no sábado (18) e esteve na 3ª DP nesta terça (21), acompanhado pelo advogado. Acidente entre ônibus e trem deixa uma pessoa morta
Reprodução
O motorista do ônibus atingido por um trem, no SIA, no Distrito Federal, foi até a 3ª Delegacia de Polícia, no Cruzeiro, nesta terça-feira (21), mas não depôs. De acordo com o delegado Wellington Barros, Pedro Domiense Campos, de 42 anos, apresentou um atestado psiquiátrico válido por 30 dias.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 DF no WhatsApp.
O atestado diz que Pedro está tomando remédios e que precisa ficar afastado de atividades estressantes. Ele se apresentou junto com um advogado.
No sábado (18), a Polícia Civil havia marcado para esta terça o depoimento do motorista. Depois do acidente que resultou na morte de uma passageira e mais cinco feridos, o motorista foi levado para o hospital em estado de choque.
Imagens do acidente (veja vídeo abaixo), mostram que ele cruzava a linha férrea quando o trem de carga – que vinha fazendo sinais sonoros de alerta – atingiu o ônibus na lateral. A passageira morta foi arremessada pela janela.
Segundo o delegado Wellington Barros, a impossibilidade do depoimento do motorista "não atrapalha o andamento da investigação". Pedro Domiense Campos chegou a ser ouvido informalmente no dia do acidente, no Hospital de Base.
Ele disse que estava em um engarrafamento quando o trânsito parou "de repente em cima da linha" e que ele foi surpreendido pelo trem de carga. O motorista contou ainda que ficou "preso" entre dois carros e, por isso, não conseguiu sair de cima da linha do trem.
O acidente
Vídeo mostra momento em que trem bate na lateral de ônibus no DF
O acidente foi na tarde de sexta-feira (17) e deixou uma pessoa morta e cinco feridas. Câmeras de segurança do ônibus registraram o momento em que Júlia de Albuquerque Violato, de 37 anos, foi lançada para fora do ônibus e atingida pelo trem.
O corpo da vítima foi velado na segunda (20), no cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul, em Brasília e, depois, cremado.
Imagens feitas por um motorista que passava pelo local (veja vídeo acima) mostram o ônibus atravessando a linha férrea lentamente e, em seguida, o trem atingindo o veículo. É possível ouvir o trem emitir sinal sonoro de alerta.
De acordo com o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, com o impacto da batida, Júlia de Albuquerque Violato foi lançada para fora do veículo e, depois, atingida pelo trem. O ônibus, da Viação Marechal e ia da W3 Sul para o P Sul, em Ceilândia.
Em nota, a empresa Marechal lamentou "profundamente o acidente" e disse "que colabora integralmente com as investigações em andamento" (veja íntegra da nota ao final da reportagem).
O trem da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) carregava bauxita, um tipo de alumínio, em 102 vagões. A Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), lamentou o acidente e disse que se solidariza aos familiares da vítima.
"Em uma análise prévia realizada com as imagens do acidente, é possível observar que o coletivo avançou a passagem em nível sem atentar para a sinalização do local e para os avisos de emergência emitidos pela composição ferroviária", diz a ANTT.
LEIA TAMBÉM:
ACIDENTE: VÍDEO mostra momento em que mulher é arremessada de ônibus atingido por trem de carga no DF
VELÓRIO: Família e amigos se despedem de mulher que morreu em acidente entre ônibus e trem no DF
Júlia de Albuquerque Violato morreu em acidente entre trem e ônibus no DF
Reprodução
O que diz a empresa Marechal
"Lamentamos profundamente o acidente ocorrido nesta sexta-feira (17) envolvendo um ônibus da nossa empresa e um trem. Nossos assistentes sociais e psicólogos estão comprometidos em acompanhar de perto o caso, assegurando toda a assistência necessária às vítimas e seus familiares.
Informamos que colaboraremos integralmente com as investigações em andamento e aguardaremos o resultado da perícia para esclarecer os detalhes desse trágico incidente. Estamos dedicados a prestar total transparência e apoio neste momento difícil".
O que diz a ANTT
"Por se tratar de uma questão que envolve fiscalização de trânsito urbano, recomendamos que esta solicitação seja encaminhada aos órgãos de trânsito, como DETRAN-DF. Após o acidente, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) acionou a concessionária para que sejam apuradas as responsabilidades do acidente, que terá até 30 dias para apresentar o laudo à Agência, apontando as causas do ocorrido.
Todas as informações necessárias serão repassadas às autoridades de segurança pública para apoiar as investigações. Vale lembrar que a ANTT realizou inspeção técnica em todas as passagens em nível (PNs) de Brasília em 11 de julho e promoveu ações educativas no local do acidente para orientar motoristas sobre os cuidados ao cruzar uma passagem em nível.
A inspeção técnica em todas as passagens em nível (PNs) de Brasília constatou que os equipamentos de sinalização vertical já se encontravam presentes e em consonância com os normativos técnicos da ABNT NBR aplicáveis. Além disso, a ANTT constantemente divulga campanhas sobre como evitar acidentes e preservar a segurança dos usuários em cruzamentos ferroviários."
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.