Mensagens de suspeitos de agiotagem em Colina, SP, têm ameaças contra 'devedores'
21/11/2023
Segunda etapa da Operação Heres aconteceu nesta terça-feira (21) e resultou na prisão de três pessoas. O quarto investigado está foragido. O g1 teve acesso nesta terça-feira (21) a prints de conversas enviadas por mensagens de WhatsApp (veja imagens abaixo) que, segundo a investigação, são ameaças violentas de quatro suspeitos de praticar agiotagem e lavagem de dinheiro contra 'devedores', em Colina (SP).
A conversa mostra que os suspeitos falam desde a ‘negociação amigável’ até a morte do devedor e da família, em caso de a polícia ser envolvida na tentativa de acerto por parte dos suspeitos.
📱 NOTÍCIAS NO CELULAR: Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Prints de conversas violentas sobre como os suspeitos agiam em cobrança aos devedores
Durante a segunda etapa da operação Heres, que ocorreu nesta terça-feira, três homens foram presos pela Polícia Civil da cidade. O quarto envolvido nos crimes está foragido.
Além de cumprir os mandados de prisão, os policiais apreenderam arma, dinheiro, documentos pessoais e cartões de programas sociais de possíveis vítimas. Uma caminhonete de luxo também foi apreendida nesta segunda etapa da operação.
Caminhonete apreendida durante operação Heres em Colina, SP
Divulgação / Polícia Civil
Polícia Civil de Colina apreende arma, dinheiro, documentos e cartões de programas sociais.
Divulgação / Polícia Civil
O delegado de Colina, Gustavo Rodrigo Lopes Coelho, informou que mesmo após a primeira fase da operação, os suspeitos continuaram praticando os crimes.
“Eles continuavam realizando empréstimos de dinheiro com cobrança de juros exorbitantes e prática de extorsões, com retenção de cartões de beneficiários de programas sociais”, diz.
A ação contou com apoio da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (DISE) e Força Tática da Polícia Militar de Barretos (SP).
Entenda como começou a operação Heres
A primeira ação aconteceu em 27 de outubro deste ano e cumpriu quatro mandados de busca e apreensão. Nos endereços alvos, foram apreendidos quatro carros de luxo -- alguns deles avaliados em cerca de R$ 1 milhão --, sete motocicletas, uma moto aquática, três tratores, armas e munição.
Carros de luxo apreendidos em Colina, SP
Divulgação Polícia Civil
A operação foi deflagrada depois de dois anos de investigação sobre as práticas dos crimes.
Moto aquática e motos são apreendidos em operação em Colina
Divulgação Polícia Civil de Colina
Segundo o delegado, desde 2021, a polícia de Colina apura crime de usura praticado por pai e filho.
"No final do ano de 2022, o pai faleceu, e o filho, que também já era investigado à época, deu continuidade a essas ações até de maneira mais intensa do que anteriormente".
A operação foi denominada Heres, que significa herdeiro, por conta dos envolvidos nas investigações serem da mesma família.
Armas, dinheiro, documentos e máquina de contagem de notas apreendidas em Colina
Divulgação Polícia Civil de Colina
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região