Moradores chegaram a fazer protestos e fechar a Lagoa x Barra. De acordo com eles, foi mais de uma semana sem luz. O problema de energia que afetava a comunidade da Rocinha, na Zona Sul do Rio, foi solucionado nesta terça-feira (21), de acordo com a Light. A concessionária estava com reforço no trabalho de campo para restabelecer a luz de clientes que ainda estavam sem.
De acordo com moradores, alguns passaram mais de uma semana sem energia.
Veja detalhes na reportagem abaixo:
Falta de luz atinge Rocinha e bairros da zona norte do Rio
Moradores chegaram a fazer um protesto que fechou a Autoestrada Lagoa-Barra, na última semana.
Em nota, a concessionária ressalta que nos próximos dias a previsão é de uma nova onda de calor, e que os clientes devem consumir a energia de forma consciente. (veja a nota completa mais abaixo).
Trânsito em São Conrado
Reprodução/TV Globo
Nota da Light
"A Light informa que normalizou o fornecimento de energia para a Rocinha. A empresa chegou a reforçar as equipes de campo para restabelecer os clientes que ainda estavam sem luz na comunidade, onde o índice de furto de energia é cerca de 84%.
As ligações clandestinas sobrecarregam a rede elétrica e, somente na última semana, foram 127 ocorrências na comunidade provocadas pelos “gatos”. Neste contexto, as equipes da concessionária vão ao local, restabelecem a energia de clientes que apresentam queixas e, pouco tempo depois, novas quedas de energia ocorrem devido à sobrecarga na rede.
Vale ressaltar que, nos próximos dias, há previsão de aumento das temperaturas e a Light orienta que os clientes busquem consumir energia de forma consciente, já que os transformadores – configurados e instalados para atender aos 14.485 clientes da concessionária naquela região (onde vivem cerca de 70 mil moradores, segundo dados do IBGE de 2022) – queimam por causa das ligações clandestinas, causando falta de luz, sobrecarga em todo o sistema na região, trazendo prejuízos à toda a população e aumentando os riscos à segurança, com incêndios e acidentes.
Até setembro deste ano, a Light realizou 525.016 inspeções para combater o furto de energia em toda a sua área de concessão. A companhia atua, diariamente, para coibir essa prática em regiões em que consegue atuar com segurança. Já em comunidades, equipes da distribuidora fazem os reparos necessários em parceria com o poder público a polícia e com as Associação de Moradores.