Após primo ter visão de Jesus, indígena é liberto de possessão e se converte
- 12/12/2025
Kayuna Mehinako, conhecido como Kayo, do Alto Xingu (MT), nunca havia ouvido falar de Jesus até a chegada de missionários. Sua conversão, no entanto, foi profundamente influenciada por uma intensa batalha espiritual e por uma visão sobrenatural de seu primo.
Em participação no Podcast Culto na Roça, Kayo, que cresceu em uma família imersa em crenças e rituais de sua cultura, compartilhou sua jornada de fé.
O Primeiro Contato e o Temor
Em 2007, missionários visitaram sua aldeia e, por meio de música e atividades, pregaram o Evangelho.
“Foi ali que ouvi o nome de Jesus, o nome de Deus… Falaram do inferno, falaram do Céu… Aquilo ficou no meu coração, eu tinha temor”, lembrou Kayo. Contudo, inicialmente, ele considerou a mensagem como algo para “não indígenas” e sem relevância para sua vida.
A Opressão Espiritual na Aldeia
A abertura de Kayo para a fé cristã aconteceu quando sua aldeia enfrentou um pesadelo: a opressão espiritual de seu primo, que ficou “endemoniado” por três anos (2013 a 2016).
A família gastou todos os seus recursos buscando ajuda de líderes espirituais e pajés de várias aldeias. Embora o primo melhorasse temporariamente após a remoção do feitiço, a possessão retornava.
Ao ver seu primo oprimido e aterrorizando a família, Kayo se viu em desespero: “Eu pensei: que esperança esse povo tem? Que esperança nós temos? A família fez de tudo… Só que nada resolveu.”
A Visão que Trouxe a Libertação
O ponto de virada veio quando o primo de Kayo teve uma experiência sobrenatural e viu Jesus em uma visão. O primo relatou ter visto uma luz brilhante e uma Pessoa que se apresentou como o “espírito do bem”.
“Ele derramou a água na cabeça dele e disse: ‘Eu sou o espírito do bem que você nunca acreditou’”, contou Kayo.
Ao compartilhar a experiência com os missionários, o primo de Kayo se rendeu a Cristo, foi liberto dos espíritos malignos e teve a vida transformada. Ao testemunhar a libertação, Kayo foi impactado: “Quem é esse Deus? Que é diferente, que não era igual a outros”, questionou.
Da Depressão ao Chamado
Tempos depois, Kayo lutou contra a depressão. Nesse período, um pastor indígena o convidou para um evento de jovens em uma igreja na cidade. No segundo dia do evento, o pastor orou por ele.
“Naquele momento, eu senti algo diferente que eu nunca tinha sentido antes, uma alegria verdadeira, uma paz. Lembro que chorei muito”, testemunhou.
Após se render a Jesus e ser batizado, Kayo foi estudar a Bíblia em uma instituição de missões transculturais. Durante os estudos, ele ressignificou sua visão sobre a cultura e a fé.
“Eu pensava que Deus acabava com a minha cultura. Mas não foi ensinado assim lá, foi diferente. Eu aprendi que Deus ele resgata a cultura, mas a adoração vai ser diretamente para Ele, somente para Ele”, revelou.
Evangelizando seu Povo
De volta à aldeia, Kayo assumiu o cuidado da pequena igreja local, evangelizou seus pais e testemunhou Jesus libertando e restaurando vidas através de seu ministério.
Ele deixou um incentivo para todos: “Quando você der um espaço para Ele no seu coração, ele vai transformar sua vida completamente. Porque Deus tem poder para fazer isso. Ele quer ser o seu dono e quer salvar você. Então, busque a Deus, Ele está de braços abertos para te receber.”
O post Após primo ter visão de Jesus, indígena é liberto de possessão e se converte apareceu primeiro em NT Gospel.







