Ação em Macaé alerta para o câncer de próstata e oferece testagem de PSA para homens acima de 45 anos
21/11/2023
Ação faz parte da campanha Novembro Azul, que conscientiza sobre o tema. Atendimento nesta terça-feira (21) ocorreu na Praça Washington Luiz. E, na quarta (22), será no estacionamento do Hospital da Serra, de 9h às 12h. Testagem de PSA é rápida e pode ajudar no rastreamento do câncer de próstata
Moisés Bruno/Prefeitura de Macaé
Como parte da campanha Novembro Azul, Macaé, no Norte Fluminense, está com ações voltadas para homens acima de 45 anos com o objetivo de alertar para o diagnóstico precoce do câncer de próstata e fazer o rastreio da doença nesse público-alvo.
Para isso, nesta terça-feira (21), pela manhã, as atividades se concentraram na Praça Washington Luiz, com a realização da Testagem de Antígeno Prostático Específico (PSA). E na quarta-feira (22), a testagem continua, para o mesmo público, no estacionamento do Hospital da Serra, de 9h às 12h.
"Estamos tendo uma boa adesão da população, mas é fundamental que os homens se conscientizem sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para um bom resultado no tratamento", explicou a coordenadora dos laboratórios de análises clínicas da rede municipal de saúde, Keity Nocchi.
Vivaldo Oliveira Souza, de 50 anos, aproveitou o atendimento. Ele foi acompanhado da mulher, Renata Oliveira.
"Estou fazendo o teste pela primeira vez, é muito rápido e simples, apenas uma gota de sangue. O resultado saiu em poucos minutos", disse Vivaldo.
Renata contou que sempre cobra do marido que cuide da saúde. "Já temos histórico de câncer na família e a prevenção é fundamental", contou.
No dia 28 de novembro, às 10h, haverá a última ação do Novembro Azul no Hospital Público Municipal (HPM). Uma palestra e café da manhã serão ofeceridos aos servidores. O objetivo é disseminar informações sobre a prevenção do câncer de próstata, mas também criar um espaço de diálogo e conscientização entre os profissionais de saúde.
A Prefeitura reforça que a prevenção é a chave para a saúde masculina.
"Ao participar ativamente das atividades propostas, a comunidade local não apenas se beneficia individualmente, mas contribui para a construção de uma cultura de cuidado e prevenção que pode salvar vidas", informar o município.